10 Filmes de Terror para assistir no Halloween

halloween filmes de terror

Fantasias assustadoras, lanterna de abóboras assombradas, contos e filmes de terror e o famoso “Doces ou Travessuras?” são algumas das clássicas representações do Halloween – no Brasil, Dia das Bruxas -, celebrado tradicionalmente no dia 31 de outubro, data em que o horror se manifesta nas suas mais variadas formas. No Brasil, apesar de não praticarmos todas as tradições da data como em outros países, não deixamos passar em branco: festas à fantasia e filmes de terror compõem parte do nosso Halloween.

Por isso, preparamos uma lista com 10 filmes de terror, entre produções mais antigas e atuais, para assombrá-los no Halloween. Então, crie coragem desde já, porque o calafrio e o horror começa aqui:

FRANKENSTEIN (1931)

Começando com um dos grandes clássicos do terror, “Frankenstein” é, primeiramente, um romance escrito pela britânica Mary Shelley, em 1816. Sua primeira adaptação para as telas do cinema saiu ainda em 1910, mas foi só em 1931 que a Universal Studios produziu o que ficou conhecido como o grande clássico dos filmes de Frankenstein. O enredo conta a história de um cientista, Henry Frankenstein, que busca provar sua teoria de que é possível criar vida a partir dos mortos, e para isso, constrói um corpo com pedaços de cadáveres que recolhe no cemitério e o cérebro de um criminoso obtido numa Universidade. A criatura, então, recebe o “relâmpago primordial” que lhe dá vida e desencadeia acontecimentos sinistros. 

Onde assistir: Youtube e Apple TV.

Frankenstein

HALLOWEEN (1978)

Se tem um filme que não pode ficar de fora dessa lista é “Halloween: a noite do terror”, afinal, tudo acontece entre os dias que marcam a data celebrada. O primeiro de uma série de onze filmes, dirigido por John Carpenter, traça a história de Michael Myers, um psicopata que foge da instituição que vivia há anos após assassinar a própria irmã, e retorna para aterrorizar sua cidade natal. Lá, na cidade fictícia de Haddonfield, Myers dá continuidade a seus crimes, tomando jovens colegiais como principais vítimas de seus atos. 

Onde assistir: Netflix e Amazon Prime Video.

Halloween

SEXTA-FEIRA 13 (1980)

Na esteira dos filmes slasher (tema que aborda serial killers), vamos para o acampamento Crystal Lake, onde um dos antagonistas mais conhecidos dos cinemas aterroriza suas vítimas. “Sexta-feira 13” é, antes de tudo, uma cinessérie composta por doze filmes, tendo seu primeiro lançamento em 1980 e dirigido por Sean S. Cunningham. Seu enredo gira em torno da reabertura do já citado acampamento, que volta a receber adolescentes após longos anos fechado devido ao afogamento de Jason Voorhees. Os adolescentes são mortos um a um por um assassino misterioso. Para não dar mais detalhes e acabar num spoiler – para quem ainda não assistiu -, já avisamos de antemão que, além dos bons sustos, a franquia apresenta um dos melhores twists do terror.

Onde assistir: HBO MAX.

Sexta-feira 13

A HORA DO PESADELO (1984)

O mestre dos sonhos, Freddy Krueger, uma das figuras mais icônicas do horror, aparece pela primeira vez em 1984 no seu primeiro filme “A Hora do Pesadelo” (de uma sequência de 8 filmes e um remake). O diretor, Wes Craven, a fim de diferenciar Freddy Krueger dos já citados Michael Myers (Halloween) e Jason Voorhees (Sexta-feira 13), o fez sem máscara, trajando um chapéu, um suéter listrado e com seu clássico rosto desfigurado pelo fogo. O enredo, como nos demais filmes do estilo, conta a história de adolescentes que são atormentados por um assassino, porém, Krueger não age no mundo material, mas nos sonhos de suas vítimas, tornando o ato de dormir algo atormentador.

Onde assistir: HBO MAX

A Hora do Pesadelo

O EXORCISTA (1973)

Saindo um pouco do universo dos serial killers e entrando – com muita cautela – no sobrenatural, nos deparamos com um dos filmes mais assombrosos de todos os tempos: “O Exorcista”. Lançado em 1973, dirigido por William Friedkin e adaptado do livro homônimo de William Peter Blatty, o filme conta a história de uma garota de 12 anos que é possuída pelo demônio Pazuzu, após escavações arqueológicas terem encontrado uma escultura do mesmo. A mãe da garota, por sua vez, busca de todas as formas salvar a filha. Neurologistas e psiquiatras não conseguem descobrir as razões pelos sintomas agressivos que a garota apresenta. A saída foi recorrer ao exorcismo para expulsar a possessão e salvar a garota. Sem dúvidas, uma grande obra do horror que não pode ficar de fora do seu Halloween. 

Onde assistir: HBO Go e Now.

O Exorcista

HEREDITÁRIO (2018)

“Hereditário”, o filme mais recente da lista, lançado em 2018, é aquele tipo de terror que não aposta todas as fichas no susto da platéia, pelo contrário, as cenas e os acontecimentos do enredo transmitem uma sensação de desconforto e perturbação em quem assiste. A trama gira em torno de uma família assombrada por fenômenos obscuros após a morte da matriarca. Conforme alguns mistérios vão sendo revelados, o horror sobrenatural toma conta do enredo, resultando em cenas e situações angustiantes.

Onde assistir: HBO Max e Amazon Prime Video.

Hereditário

CORRA (2017)

Outro filme relativamente recente e que trabalha o horror sem focar totalmente no jumpscare (técnica usada para fazer a plateia gritar e pular das poltronas) é o “Corra”, de 2017. O enredo acompanha a viagem de um homem negro, Chris (Daniel Kaluuya), que precisa aturar a família branca de sua namorada, Rose (Allison Williams). A princípio, a recepção dos pais de Rose é afável, mas conforme a narrativa avança, cresce a desconfiança de Chris e a trama toma rumos sinistros. O filme explora, sobretudo, problemas estruturais da sociedade, como o racismo, fazendo críticas a questões como o privilégio e a desigualdade social.

Onde assistir: Youtube e Apple Tv.

Corra!

FAMÍLIA ADDAMS (1991)

Já tá sem fôlego? Ok, respire um pouco, mas não perca o fio porque o próximo filme, embora seja comumente lembrado por seu humor satírico, é um grande clássico do Halloween. “A Família Addams” (1991), que tem sua origem nos quadrinhos de Charles Addams e na série televisiva dos anos 1960, conta a história de uma excêntrica e macabra família que busca se reconectar com um ente desaparecido há tempos. No entanto, impostores interessados na riqueza da família aproveitam o momento para tentar aplicar-lhes um golpe – uma tarefa que não será fácil, visto que se trata de uma família peculiar. 

Onde assistir: Netflix e Telecine.

A Família Addams

O ESTRANHO MUNDO DE JACK (1993)

Muito se discute se “O Estranho Mundo de Jack” é um filme de Halloween, ou de Natal, uma vez que ambas festividades estão presentes na trama. O fato é que o enredo gira em torno do carismático Jack Skellington, Rei das Abóboras, que vive na Cidade do Halloween. Cansado de comemorar a mesma festividade todo ano, vagueia pela floresta e adentra um portal que o leva até a Cidade do Natal, onde fica maravilhado com a descoberta. Ao voltar para sua cidade, pretende fazer seu próprio natal convencendo os cidadãos a sequestrar o Papai Noel, embora sua fiel namorada, Sally, o avisasse de que não era o certo a se fazer. O desenrolar da história só vem a provar que Sally estava certa.

Onde assistir: Disney Plus.

O Estranho Mundo de Jack

O ILUMINADO (1980)

Para fechar com chave de ouro, o último filme da nossa lista, além de um grande clássico do cinema dirigido por Stanley Kubrick e estrelado por Jack Nicholson e Shelley Duvall, é também um clássico da literatura do horror, escrito por ninguém menos que Stephen King. Quanta gente talentosa, né? Enfim, “O Iluminado”, de 1980, é uma adaptação cinematográfica do livro homônimo e conta a história de um escritor que se muda com a mulher e seu filho após ser contratado para vigiar um hotel isolado nas Montanhas Rochosas do Colorado durante o inverno. Com o passar dos dias, seu filho, Danny, passa a ter visões de acontecimentos trágicos ocorridos no hotel, no passado. Enquanto isso, o comportamento de Jack torna-se cada vez mais agressivo e perturbador em razão do isolamento e do bloqueio criativo, se transformando num maníaco aterrorizante.

Onde assistir: HBO Max e Globoplay.

O Iluminado

E aí, tudo preparado para maratonar a lista na noite de Halloween? Prepara a pipoca e a coragem.

LEIA +FJÄLLRÄVEN: CONHEÇA NOSSA NOVA MARCA PARCEIRA

Siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de tudo que rola por aqui!

Instagram @lojavirus41 | Facebook /LojaVirus41 | Twitter @LojaVirus41