Vans Checkerboard Day – conheça a iniciativa

vans checkerboard day

A Vans, marca original dos esportes radicais e defensora da expressão criativa, celebra no dia 18 de novembro de 2021 seu terceiro Checkerboard Day. Assim como no ano anterior, a data tem o propósito de inspirar e ajudar pessoas e comunidades a lidar com a saúde psicológica e o bem-estar em todo o mundo através da expressão criativa.

Neste ano, a Vans fará parceria com a DoSomething.org, uma organização sem fins lucrativos, com o objetivo de inspirar jovens a participarem de atividades locais e digitais para construir e reformar espaços públicos e transformá-los em áreas expressivas e inclusivas para toda a comunidade.

Esta que é a maior iniciativa filantrópica da Vans, apoiará 16 instituições de caridade de todo o mundo que compartilham o objetivo de revitalizar espaços comunitários por meio da expressão cultural com uma doação no valor de $1 milhão de dólares. Cada organização local receberá o valor de US$ 50.000  diretamente do The Vans Checkerboard Fund, tanto por meio da Tide Foundation, quanto por doações diretas. A Vans ainda doará US$ 25.000 em bolsas de estudo para a DoSomething.com.

Criado a partir de 2019, o The Vans Checkerboard Fund veio com a finalidade de ajudar financeiramente organizações sem fins lucrativos que compartilham o objetivo de construir um mundo mais justo no qual todos possam expressar sua criatividade, seja por meio de eventos ou por fornecer acesso a programas e recursos para que jovens possam desenvolver suas habilidades criativas. O apoio também busca organizações que promovam o bem-estar de minorias e atendam as necessidades de Negros, Indígenas, comunidade LGBTQIA+ e mulheres.

As instituições parceiras deste ano são: GoodPush, Groundswell, Sustainable Coastlines Hawaii, Colectivo Tomate, Nations Skate Youth, Dignity for Children, Another Way of Seeing, ArtDream, Skateboard Academy, Hackney Bumps, Juju Surf Club, Indigo Youth Movement, Girls in Film, Jukebox Collective and The Hub.

A icônica estampa Checkerboard

O Checkerboard é uma das estampas mais icônicas da Vans, e sua história começa com uma pegada lúdica e Do It Yourself (em português: “faça você mesmo”). O primeiro tênis Vans a incorporar o Checkerboard foi o Classic Slip-On, de 1977. Porém, o Checkerboard só apareceu em seu cabedal nos anos 80, quando a família Van Dooren percebeu que crianças e jovens estavam desenhando e customizando seus Vans com rabiscos e quadriculados. Logo, a ideia de adicionar a estampa no modelo tornou-se um sucesso e conquistou rapidamente as pistas de skate, as passarelas da moda e até mesmo o cinema: o filme de 1982 “Fast Times at Ridgemont High”, (“Picardias Estudantis”, no Brasil), introduziu o Vans Classic Slip-On Checkerboard ao visual do personagem principal, colocando o modelo no hall da fama dos tênis.

Fast Times at Ridgemont High.
Cena do filme Fast Times at Ridgemont High.

Além do sucesso que o Classic Slip-On Checkerboard ganhava ao redor do mundo, surgia, ao mesmo tempo, a chamada segunda onda da música Ska na Inglaterra. O movimento, que reunia jovens negros e brancos em bandas com uma proposta que mesclava o clássico punk inglês com a música jamaicana e protestava contra a segregação e a opressão racial, passou a utilizar a estampa quadriculada em preto e branco para representar a quebra de barreiras raciais do período, e o Classic Slip-On Checkerboard, tornou-se um dos símbolos do movimento da contracultura.

Vans Checkerboard Day

Assim sendo, a Vans convida todos os fãs para participar de atividades que incluem:

• Primeiramente, ao acessar o portal vans.com.br/checkerboardday os fãs poderão conhecer as diversas maneiras de participar do Checkerboard Day 2021 por meio de eventos locais e também de várias ativações digitais.

• O Desafio do TikTok #VansCheckerboardDay, que compartilhará diversas ações sociais e projetos comunitários, seja por meio da arte ou por meio da ajuda a quem precisa, além de apresentar infinitas dicas de como você pode exibir sua estampa Checkerboard para celebrar a autenticidade e criatividade.

• Além das doações capitalizadas pela Vans, os fãs do mundo todo poderão contribuir para as instituições através do aplicativo Família Vans, doando pontos de fidelidade em apoio a uma doação em dinheiro. 100% da arrecadação será doada para a The Vans Checkerboard Fund na Tides Foundation.

A Vans acredita que a arte e a cultura podem desempenhar um papel chave na construção de um mundo melhor, com mais cores e oportunidades. O Checkerboard Day 2021 vem para ser parte dessa transformação.

Para saber como participar dos eventos locais, acesse vans.com.br/checkerboardday. Acompanhe também a Vans nas redes sociais e siga #VansCheckerboardDay no TikTok para participar do desafio.

LEIA +PAISLEY: CONHEÇA A HISTÓRIA DA ESTAMPA

Siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de tudo que rola por aqui!

Instagram @lojavirus41 | Facebook /LojaVirus41 | Twitter @LojaVirus41