Converse All Star: história, modelos preferidos e como descobrir seu tamanho.

Converse All Star: história, modelos preferidos e como descobrir seu tamanho.

A Converse, desde sua fundação há décadas atrás, se estabeleceu como uma das marcas de tênis mais clássicas e populares do mundo. A icônica e atemporal silhueta do Chuck Taylor All Star talvez seja a mais conhecida em todos os continentes. Amada por diversas gerações, entusiastas do streetwear, fashionistas e por diferentes movimentos culturais que vão desde estrelas do pop, skatistas, celebridades até o movimento punk, a Converse cravou seu nome na história e continua conquistando corações a cada ano com lançamentos que rompem com as barreiras do comum.

Seja você um fã de longa data ou um recém-chegado ao universo Converse, este blog será seu guia definitivo para explorar a diversidade de estilos, a história da marca, curiosidades, dicas e muito mais. Vem com a gente e saiba tudo isso e um pouco mais.

Converse, uma história

Antes de tudo, bora conhecer um pouco sobre a história da marca e do clássico Chuck Taylor All Star? Segue a leitura.

Converse Rubber Shoe Company: a origem do Chuck Taylor All Star

Tudo começa no ano de 1908, quando Marquis Mills Converse fundou a Converse Rubber Shoe Company na cidade de Malden, em Massachusetts (EUA). No início, a produção era voltada para um tipo de calçado com sola de borracha e função antiderrapante para atividades esportivas, tal como o basquete, que se desenvolvia ao passo dos tênis da marca. O nome dado ao primeiro protótipo foi No-Skid.

converse-1.png

Primeiro protótipo da Converse Rubber Shoe Company chamado "No-Skid"

Fonte: Heddels

Contudo, foi só em 1917 que um marco significativo aconteceu com o lançamento do tênis que mudaria o jogo para sempre: o Chuck Taylor All Star. Batizado em homenagem ao jogador de basquete e embaixador da Converse, Charles “Chuck” Taylor, responsável por promover o novo tênis para os outros atletas do esporte e por sugerir algumas melhorias. O All Star logo ganhou popularidade no nicho esportivo por sua inovação e design de alta performance.

converse-2.png

Chuck Taylor All Star e o sucesso nas quadras de basquete.

Fonte: Vintage Sports Pictures

Fonte: Heddels

Da Quadra para as Ruas: os anos 60 e 70 e o All Star na Cultura Pop

De astros do rock, do cinema à jovens universitários, o Chuck Taylor All Star transcende seu propósito esportivo inicial e expande seus horizontes nas décadas de 1960 e 1970, infiltrando-se na cultura pop e no mundo da moda, sua transformação e evolução é rápida e constante, tornando-se um item de moda essencial para um visual despojado e atemporal. Seu espírito de liberdade e autenticidade encontrou eco no contexto de revolução cultural e na juventude da época.

Estrelas icônicas da década como a supermodelo Twiggy era vista com seu Chuck Taylor All Star, incorporando-o ao seu estilo inovador e andrógino e contribuindo para consolidar a presença do tênis na cultura pop. Além disso, astros dos The Beatles e dos Rolling Stones, como John Lennon, Paul McCartney, Mick Jagger e Keith Richards ocasionalmente eram vistos usando All Star em eventos informais.

converse-3.png

John Lennon e Twiggy

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Já nos anos 1970, o movimento Punk passou a adotar o Chuck Taylor All Star ao seu visual devido à sua simplicidade e autenticidade. O visual rasgado, desgastado e personalizado do tênis era um match perfeito para a estética punk. Bandas como Ramones, Sex Pistols e Dead Boys incorporaram o All Star ao seu visual agressivo e autêntico.

converse-4.png

Ramones e Sex Pistols

Fonte: Cretin Family Tumblr

Fonte: Pinterest

Ascensão, Queda e o Renascimento da Converse: dos anos 80 aos 2000.

Mesmo com a gigantesca repercussão do Chuck Taylor All Star nos anos 60 e 70, uma crise financeira e administrativa acertou em cheio a Converse na década de 1980. Isso se deve a concorrência acirrada, com novos e inovadores modelos no mercado e a mudança nas preferências dos consumidores, resultando numa pressão considerável sobre a marca.

Ainda assim, a década de 90 se viu marcada pelo All Star especialmente com o surgimento do movimento Grunge e a incorporação do tênis ao visual de bandas como Nirvana, Soundgarden e Alice in Chains - grandes nomes que marcaram a década. Tudo isso demonstra a força que o Chuck Taylor All Star carrega com sua clássica e versátil silhueta, adequando-se às gerações e às tendências de cada tempo.

converse-12.png

Kurt Cobain (Nirvana)

Fonte: Pinteres

A crise, que havia persistido desde a década de 80, atingiu seu auge nos anos 2000, quando a Nike entra na jogada e adquire a Converse em 2003, trazendo um verdadeiro renascimento para a marca. A experiência e os recursos da Nike foram cruciais para proporcionar um novo horizonte para a Converse.

O Converse Chuck 70 entra em cena

O Chuck 70, clássico dos clássicos, surge exatamente neste contexto de revitalização da Converse. Em 2008, a sede japonesa da Converse iniciou a produção de um modelo “retrô” baseado na versão do Chuck Taylor All Star da década de 70 - pois, como vimos, trata-se de um período muito importante para a marca. O resultado foi excelente: além do sucesso local no Japão, pessoas do mundo inteiro buscavam pelo lançamento japonês.

Em 2013, a Converse lança oficialmente o Chuck 70 para o mundo todo. Criado para capturar a essência e a qualidade do All Star dos anos 70 desde a lona de algodão mais espessa, as costuras reforçadas e a sola mais robusta, com detalhes minimamente pensados para evocar a originalidade e a nostalgia de um ícone da história dos tênis.

Com o tempo, o modelo transcendeu sua abordagem de releitura e tornou-se uma linha à parte da Converse, com modelos em cano baixo e cano alto, novas cores, colaborações e detalhes atualizados, sempre a evoluir sem perder a essência.

Com isso, não podemos deixar de mencionar o Chuck 70 Plus, um tênis repaginado da linha Chuck 70 que traz um design super moderno, com diferentes gramaturas de canvas de algodão no cabedal, além de outros detalhes adicionais que o tornam um Chuck autêntico e pronto para o futuro.

converse-11.png

Fonte: Instagram Loja Virus 41

Diferenças entre o Chuck Taylor All Star e Converse Chuck 70

Apesar das semelhanças, o Chuck Taylor All Star e o Converse Chuck 70 apresentam diferenças significativas tanto no que diz respeito ao material, quanto em detalhes visuais. Isso explica um pouco sobre a diferença de preços quando nos deparamos com os dois modelos.

Mas afinal, quais são as diferenças? Segue os tópicos que separamos para você não ficar com nenhuma dúvida.

Confecção do Tênis

A lona de algodão resistente tão característica dos tênis da Converse traz uma diferença em relação ao tipo de tecido usado nos tênis. Nos anos 2000, a lona dos tradicionais Chuck Taylor All Star tornou-se menos resistente devido a substituição do material “2-Ply” pelo “1-Ply”. O Chuck 70 não só recupera o material antigo como também recupera a resistência e a durabilidade de outrora.

converse-5.png

Sola e Entressola

O clássico Chuck Taylor apresenta uma construção mais simplificada na construção da sola e entressola, enquanto o Chuck 70 traz de volta um solado mais resistente, durável e mais alto nas bordas, característico dos modelos All Star da década de 1970. Além disso, outro fator diferencial é o visual da entressola e da biqueira: o Chuck 70 traz uma coloração mais “off white” e envernizada em relação ao Chuck Taylor All Star tradicional, conferindo uma estética mais vintage.

converse-6.png

Detalhes e acabamentos

Para além das características de material, os detalhes também apresentam algumas diferenças entre um modelo e outro. O Chuck 70 contém ilhoses de alumínio, enquanto os do All Star tradicional são de níquel. Os cadarços do primeiro (Chuck 70) são feitos em algodão, mais resistente e durável em relação aos do Chuck Taylor, confeccionados em nylon.

converse-7.png

Outra diferença visual está no icônico logo Chuck Taylor All Star. No modelo mais tradicional, a tag do calcanhar vem com o logo em branco escrito “All Star”. Já no Chuck 70, a mesma tag vem em preto e traz mais detalhes, como a assinatura “Chuck Taylor”, característica dos modelos da década de 1970. Ainda no Chuck 70, na parte interna da língua apresenta-se uma tag com espaço para escrever o nome, como nos Chucks utilizados pelos jogadores da NBA, que assinavam seus nomes nos tênis.

E o conforto?

Quem acha que quando o assunto é conforto, os Chuck Taylor’s são todos iguais, está muito enganado. A construção do Chuck 70 apresenta mais conforto que o All Star convencional, além das palmilhas Ortholite que recebe para adicionar amortecimento. Uma característica que faz diferença quando você compara um e outro no pé.

Como saber se o All Star é original ou falso?

Para saber se um Converse Chuck Taylor All Star ou os demais modelos da marca são originais, existem alguns pontos para se observar nos tênis. Contudo, para garantir que se está comprando um Converse original o primeiro ponto é comprar de uma revendedora oficial da marca, como aqui na Loja Virus 41.

Não obstante, aqui vão algumas dicas para você se ligar na hora de escolher um par de tênis Converse:

Observe os acabamentos do tênis

Para saber se o All Star é original, é preciso observar os acabamentos como costuras no cabedal, parte frontal emborrachada lisa e firme, ilhoses bem colocados, além do Patch Logo lateral (no caso dos tênis de cano alto) e a Heeltab (patch traseiro) com o clássico logo “Converse Chuck Taylor All Star”. Se houver falhas no acabamento pode indicar falsificação.

Analise a caixa do tênis

É importante estar atento na caixa do tênis, pois até mesmo esse fator pode indicar falsificações. A caixa deve ser resistente e ter um encaixe perfeito para acomodar o par de tênis internamente. Além disso, uma etiqueta com informações sobre os cuidados com o tênis sempre vem fixada nos cadarços de todo par de Converse, impressa em alta qualidade.

Verifique a etiqueta interna

Outro detalhe importante para se observar é a parte interna da língua do tênis, que traz consigo uma etiqueta impressa no tecido com um acabamento impecável. Se por acaso encontrar etiquetas mal colocadas ou com aspecto de que pode ser facilmente removida, é sinal de que o tênis pode ser falsificado.

Observe as cores do tênis

Apesar da diversidade de cores que o Chuck Taylor All Star pode apresentar, é interessante estar atento a este aspecto. Os tênis originais apresentam uma cor sólida, bem pigmentada, sem manchas ou partes mais claras, além da lona de algodão que é maleável e não de aparência dura, como na maioria dos tênis falsificados.

Converse Chuck Taylor All Star Plataforma

Os tênis plataforma tem sido uma grande tendência para elevar o estilo. Os clássicos All Star possuem uma variação moderna e ousada, como no caso do Chuck Taylor All Star Lift: seja cano alto ou cano baixo, o modelo segue o mesmo design de silhueta dos tradicionais e adiciona um solado plataforma com aproximadamente 4 cm de altura.

Por outro lado, o Chuck Taylor All Star Move, além de adicionar uma plataforma de 4 cm de altura, seu solado é feito de EVA, tornando-o um tênis ultra-leve. Modelo que também apresenta variações em cano alto e cano baixo.

converse-8.png

Fonte: Instagram Loja Virus 41

Com o tempo, a Converse foi desenvolvendo modelos de tênis plataforma que, embora herdem características clássicas do DNA da marca, apresentam um design mais ousado e sofisticado, como no caso da linha Run Star, que abrange os modelos Run Star Hike, Run Star Motion e Run Star Legacy, todos com seu design disruptivo e um solado plataforma de aproximadamente 5,5 cm de altura.

converse-9.png

Fonte: Instagram Loja Virus 41

Tanto o Run Star Motion, quanto o Run Star Legacy, porém, apresentam uma entressola e palmilhas de espuma CX para garantir ainda mais conforto aos pés. Além, é claro, do design exclusivo de cada solado plataforma dos modelos.

Por fim, não poderíamos deixar de falar do icônico Converse Chuck Taylor All Star Lugged com seu solado plataforma e tratorado e do mais novo Chuck Taylor All Star Cruise, com seu design que combina boas doses de sofisticação com inspiração da cultura do skate dos anos 90, além de seu solado plataforma discreto e elegante.

converse-10.png

Fonte: Instagram Loja Virus 41

Converse Chuck Taylor All Star mais vendidos

Aqui na Loja Virus 41, Converse All Star é um assunto que entendemos muito bem, afinal, já são anos trabalhando diretamente com a marca que revolucionou o mundo dos tênis. Há uma grande variedade de Converse que você pode verificar aqui. Contudo, há sempre aqueles que são os mais queridinhos e os mais pedidos da galera. O Top 5 dos mais vendidos aqui na LV41, são: Chuck Taylor All Star Platform Preto, Chuck 70 Hi Marrom, Chuck 70 Hi Bege Claro, Chuck Taylor All Star Platform Lift Ox Branco, Run Star Hike Hi Foundation Canvas Preto Branco.

converse-13.png

Como saber meu tamanho de Converse All Star

O Converse All Star, além de tudo, possui silhuetas em que a sua forma pode ser maior do que a numeração que você está habituado a comprar. Quer saber quais são os modelos e suas respectivas formas? Além disso, aproveite a leitura para descobrir qual o tamanho ideal de Converse para você.

Em relação a forma grande, se a sua numeração habitual é 35, seria preciso comprar uma numeração menor, isto é, 34. Os modelos que seguem essa forma, independente de serem cano alto ou baixo, são: Chuck Taylor All Star, Chuck Taylor All Star Lift, Chuck Taylor All Star Move, Chuck 70 e Chuck 70 Plus.

Já as silhuetas com forma normal, são as seguintes: Run Star Hike, Run Star Legacy, Run Star Motion, Chuck Taylor All Star Lugged, Chuck Taylor All Star Construct, Converse Chuck 70 Hi At-Cx. É preciso ressaltar que os modelos importados possuem todos formas normais.

Agora, para saber qual é o tamanho ideal, primeiramente, você deve pegar um tênis que você usa e o considera o tamanho ideal. Verifique se o tênis possui palmilha removível ou fixa e siga o passo a passo:

Se a palmilha do tênis for removível, você deve retirá-la, pegar uma régua ou fita métrica e medir do calcanhar até a ponta da palmilha. Com esse número obtido, você pode comparar com a tabela de medidas disponibilizada para cada tênis em nosso site.

Caso a palmilha do seu tênis seja fixa, isto é, não removível, o processo não muda muito. Porém, você deve usar a régua ou fita métrica e medir a sola do tênis (a parte de baixo), do calcanhar à ponta. Mas atenção: para saber exatamente a medida, considere a parte da sola em que seu pé fica encaixado e desconsidere o resto, como no exemplo das linhas pontilhadas abaixo.

converse-14.novo.jpg

Acompanhe todas as novidades em nossas redes sociais:

Instagram | TikTok | YouTube | Facebook

Compartilhe