Nike Move To Zero: uma jornada rumo ao futuro sustentável

Nike Move To Zero: uma jornada rumo ao futuro sustentável

Você já conhece a iniciativa Nike Move to Zero? Mesmo que a resposta seja não, talvez você já deve ter ouvido falar ou visto algum produto feito sobre o paradigma sustentável da marca do Swoosh. A linha Move to Zero busca, além de revolucionar o universo dos calçados através de uma perspectiva sustentável, deixar uma marca duradoura no planeta Terra.

Mas afinal, o que é exatamente a iniciativa Nike Move to Zero? Vamos mergulhar nas raízes desse movimento e entender quais são os pilares, objetivos e as inovações que a marca vem promovendo para um amanhã promissor em relação ao meio ambiente.

titulointro1.jpg

Fonte: Nike Move To Zero

O que é a Nike Move To Zero?

É visível como nos últimos anos, a conscientização - ou a busca para conscientizar a sociedade - sobre os desafios ambientais que nossa geração, e as próximas, terão de lidar, tem crescido exponencialmente numa tentativa de engajar e impulsionar indivíduos e empresas a refletirem sobre suas práticas, e adotarem medidas para atenuar o impacto negativo que causamos ao meio ambiente. A Nike, uma das marcas mais icônicas e conhecidas do mundo, vem mostrando que pode liderar esse movimento esperançoso e tão caro aos nossos tempos.

De acordo com a própria Nike, a iniciativa Move To Zero é uma jornada da marca em direção à zero emissão de carbono e ao desperdício, visando unir o amor pelo esporte a um futuro sustentável. Isto é, há grandes mudanças ocorrendo em relação aos métodos, processamento e a produção dos materiais da marca, com metas ambiciosas para 2025 que buscam reduzir drasticamente suas emissões de gases de efeito estufa em meio milhão de toneladas e alterar o destino de 100% dos resíduos de sua cadeia de suprimentos para fora dos aterros sanitários. Tudo isso significa um grande passo rumo a um significativo rebranding acerca dos métodos de produção de materiais e mercadorias que circulam no mundo.

3.jpg

Fonte: Nike Move To Zero

O slogan “Bloom Over Doom” - em tradução livre para o português “florescer em vez da destruição” - é muito ilustrativo sobre a campanha Move to Zero.

Move to Zero e o Design Circular

Para a linha Move to Zero, a Nike adotou o conceito de “Design Circular” como um importante fundamento para a iniciativa sustentável. Mas, do que se trata tal ideia? Em resumo, trata-se de eliminar o desperdício e maximizar o uso eficaz dos recursos ao longo do ciclo de vida de um produto. Isto é, em vez de seguir o tradicional modelo linear de produção e consumo - extrair, produzir, usar e descartar -, o design circular sugere um ciclo contínuo no qual os produtos são idealizados, produzidos e utilizados com a intenção de minimizar o impacto sobre o meio ambiente.

Então podemos dizer que os pilares do design circular são: o uso de materiais sustentáveis, o foco na durabilidade e reparabilidade junto da reciclagem e recuperação dos produtos, a reutilização dos mesmos a fim de criar um sistema circular (daí o nome) e na inovação sustentável, como o investimento em pesquisas para o desenvolvimento de soluções e designs sustentáveis.

Não por acaso, o logo utilizado pela Nike para representar a iniciativa Move to Zero é o “Sunburst”, criado em 1970 mas reutilizado no presente, que recebe este nome em referência a um sol estilizado com o icônico logo Swoosh da marca, mas que também remete ao ciclabilidade conceitual da iniciativa.

circular4.jpg

Fonte: Nike Move To Zero

Materiais

Baseados no conceito de design circular, veja a seguir quais são os materiais que a Nike produz a partir dessa produção sustentável e eco-friendly.

MATERIAIS.jpg

Fonte: Nike Move To Zero

Algodão Sustentável

O algodão 100% sustentável é uma das metas da Nike. O algodão orgânico utilizado pela marca possui certificação pela Better Cotton Initiative (BCI). Além disso, este algodão é cultivado sem o uso de pesticidas e fertilizantes químicos, reduzindo o impacto negativo no meio ambiente.

Poliéster Reciclado

O poliéster reciclado é produzido a partir de garrafas plásticas, retalhos de tecidos em sua fase pré-consumo e peças de vestuário pós-consumo. Além disso, desde 2010 a Nike desviou mais de 7 bilhões de garrafas plásticas dos aterros sanitários. Portanto, ao utilizar poliéster reciclado, a Nike contribui para diminuir a quantidade de plástico descartado, dando uma nova vida a materiais previamente utilizados.

Misturas Sustentáveis

A fusão de poliéster reciclado com algodão orgânico resulta em um material de alto desempenho, que não só reduz as emissões de carbono, como também demanda menos água e produtos químicos em relação às misturas tradicionais de poliéster virgem e algodão.

Nike FlyKnit

O Nike Flyknit é uma tecnologia inovadora desenvolvida pela marca, responsável por trazer mais leveza, conforto e performance. A tecnologia Flyknit é projetada com precisão, com pelo menos 60% menos desperdício em relação às produções tradicionais.

Nike Flyleather

O Nike Flyleather é fabricado com pelo menos 50% de fibra de couro reciclado e tem uma pegada de carbono menor que a fabricação tradicional de couro. O Flyleather também melhora a eficiência do corte e gera menos desperdício do que os métodos tradicionais de corte e costura de couro.

Nike Move to Zero na LV41? Vem que tem!

Agora que você conhece um pouco sobre a linha sustentável e eco-friendly Nike Move to Zero, que tal dar uma olhadinha nos modelos dessa iniciativa que temos por aqui na LV41? Vem!

LOOK_1-100.jpg

Produto: Nike Air Force 1 07 Next Nature

LOOK_2-100.jpg

Produto: Nike Air Max 90

LOOK_3-100.jpg

Produto: Nike Court Vision Low

LOOK_4-100.jpg

Produto: Nike Air Max 95

Acompanhe todas as novidades em nossas redes sociais:

Instagram | TikTok | YouTube | Facebook

Compartilhe