Vans Old Skool: conheça a história do tênis das clássicas Sidestripes e suas coleções marcantes.

Vans Old Skool: conheça a história do tênis das clássicas Sidestripes e suas coleções marcantes.

O Vans Old Skool possui uma silhueta inconfundível: tênis de cano baixo, confeccionado em canvas de algodão e couro camurça e com as icônicas Sidestripes laterais que dão aquele toque de estilo e de autenticidade, tão expressiva para a marca. Mas qual a história por trás deste carismático e icônico tênis? Vem que a gente te conta!

SaveInsta.App - 3164912242091584994.gif

Fonte: Instagram LV41

Os primórdios da Vans

A Vans foi fundada pelos irmãos Jim e Paul Van Doren, ao lado de seus sócios Gordo Lee e Serge Deila, em 1966 na pequena cidade californiana de Anaheim. Contudo, a princípio, a loja se chamava Van Doren Rubber Company. O nome “Vans”, mais especificamente Vans Inc., veio apenas em 1977, quando a marca já tinha uma sólida estabilidade no mercado de tênis.

Nos primórdios da Van Doren Rubber Company, o trabalho se dava de forma orgânica e artesanal, isto é, a empresa produzia os tênis e oferecia-os diretamente aos clientes, sem intermediários, permitindo assim, a personalização dos modelos e a oferta de um preço acessível aos clientes. Este fator, por si só, foi determinante para que a marca ganhasse atenção do público alvo: os skatistas.

old-skool-2.png

Fonte: Vans

O primeiro modelo da Vans foi o Vans #44, conhecido atualmente como Authentic - que você pode conferir toda sua história neste blog que preparamos para você que é um wafflehead de plantão. O foco da marca era produzir um tênis durável, resistente e com uma sola de borracha vulcanizada para permitir uma aderência ideal aos skatistas, que logo se apaixonaram pela marca.

O sucesso do Authentic foi seguido pelo Era, conhecido também como Vans #95, lançado em 1976, dez anos depois da inauguração da empresa e de seu primeiro modelo. O Vans Era traz uma proteção extra no colarinho e foi desenvolvido ao lado de duas lendas do skate: Tony Alva e Stacy Peralta - fato que ajudou a impulsionar e engajar ainda mais a marca no meio esportivo.

O próximo passo da Vans trouxe à vida um dos tênis com a silhueta mais autêntica e expressiva do mundo, o Vans Old Skool.

Vans Old Skool: o surgimento de uma lenda

O Vans Old Skool, com sua silhueta inconfundível, surgiu em 1977, um ano após o lançamento do também icônico Vans Era. Conhecido inicialmente como Vans #36, o Old Skool foi o primeiro modelo da marca a trazer as clássicas Sidestripes laterais, algo que surgiu primeiramente como um rabisco de Paul Van Doren, originalmente chamado de “Jazz Stripe”, e que hoje é marca registrada da Vans e de seu design mundialmente conhecido. Além disso, o Old Skool também é o primeiro tênis da marca a utilizar couro em sua composição, tornando o cabedal ainda mais resistente do que os seus antecessores.

old-skool-1.png

Fonte: Linoleum

Seu sucesso, como era de se esperar, foi grande! Os detalhes de couro e o colarinho acolchoado foram desenvolvidos pensando na durabilidade e conforto para a prática do skate.

Contudo, o Old Skool foi mais longe. Deslizou para fora das pistas como o próprio logo “Off The Wall” sugere e alcançou movimentos urbanos e artísticos como o do rock, do punk e do streetwear em geral. Na década de 1980 era possível ver bandas punks e de hardcore usando o Old Skool como parte de seu visual ousado e rebelde, como do vocalista do Black Flag, Henry Rollins.

old-skool-3.png

Fonte: Discogs

Já dos anos 1990 aos 2000, com o renascimento da cultura sneaker, o Old Skool se encaixou perfeitamente em relação aos entusiastas e colecionadores, que buscavam os tênis clássicos e autênticos dos anos 70. Além disso, alcançando cada vez mais movimentos ao redor do mundo, o Old Skool ganhava destaque até nas telas de cinema, como na cena em que Julia Roberts aparece usando um Vans em “Um Lugar Chamado Notting Hill”. Por outro lado, no cenário musical, o Old Skool ganhou destaque no hip-hop, sendo adotado por grupos como Beastie Boys e Wu-Tang Clan.

old-skool-4.png

Fonte: Pinterest

Um detalhe curioso, responsável por colaborar para o engajamento dos diversos públicos, é que a Sidestripe, ou Jazz Stripe (como preferir), era costumizável, isto é, a faixa branca, junto da variedade de cores disponíveis, permitia - e de certa forma, ainda permite - a personalização do tênis, para que o usuário adicione seu próprio estilo e sua individualidade criativa, algo que está na essência da Vans.

É também nos anos 2000 que a Vans passa a colaborar com designers e outras marcas para lançar edições colaborativas e especiais, tão cobiçadas pelos waffleheads.

Vans Old Skool e coleções que marcaram

Ao longo dos anos, a Vans tem mantido o Old Skool relevante e emocionante por meio de colaborações criativas e edições especiais que atraíram tanto colecionadores ávidos quanto entusiastas da marca. Se liga em algumas das collabs mais legais que o Old Skool já fez parte.

old-skool-5.png

old-skool-6.png

Acompanhe todas as novidades em nossas redes sociais:

Instagram | TikTok | YouTube | Facebook

Compartilhe